Descrição da Frente Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

A proposta inicial de trabalho desta Frente tem como campo de atuação o Conselho Tutelar da Zona Leste de Santos e a intenção de mapear as ameaças/violações de direitos da população infanto-juvenil. Toma como referência o espaço de intervenção do Conselho Tutelar especialmente, por ser a instância competente para receber denúncias de ameaça/violação dos direitos da criança e do adolescente e orientar e/ou aplicar medidas de proteção. Este órgão do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes é um dos componentes do eixo de defesa e tem um campo de atuação integrado e articulado aos eixos da promoção e do controle da efetivação dos direitos humanos. Portanto, sua base de dados e formas de atuação constituem um campo estratégico para estudo da realidade, aprofundamento teórico, problematização e intervenção, potencialmente articulador, mobilizador e provocador de reflexões coletivas, interinstitucionais, intersetoriais, interdisciplinares e interprofissionais.

Pretendemos primeiramente conhecer a realidade das denúncias de ameaça/violação de direitos humanos de crianças e adolescentes que chegam ao Conselho Tutelar da Zona Leste de Santos e dos procedimentos adotados que implicam a política de atendimento e os serviços em seus diferentes contextos.


Temos como direção central a defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes no campo da formação, pesquisa e extensão nesta área. A frente Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes está inserida no projeto do CRDH - UNIFESP/BS, e é composta por docentes e estagiárias dos cursos de Psicologia e Serviço Social: Profª Marta Cristina Ortiz Meirelles, Profª Sônia Regina Nozabielli e estagiárias  Marina Galacini Massari e Débora de Cássia Fernandes Silva.

Contato:
Centro de Referência em Direitos Humanos - UNIFESP B.S.: crdhunifesp@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Informe

Carta de Repúdio - Trote UNIFESP B.S.